segunda-feira, 2 de maio de 2016

JOGOS, BRINCADEIRAS E ESPORTE     

Todos nós sabemos o quanto a palavra brincar é mal usada no nosso cotidiano, sempre colocada como algo sem importância, como dizem: "coisa de criança". 
Brincar é uma importante forma de comunicação e ajuda no desenvolvimento  da criança, sendo assim é fundamental compreender o universo lucido, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimento. O esporte infantil é uma forma de organizar a atividade física, que possui regras e benefícios específicos para criança. O esporte tem a mesma importância dos jogos e brincadeiras, não só apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social da criança. 

DICAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS EDUCATIVAS:

Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.
De onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.
 Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.
Que som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.
Caixa Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.
Pega-Pega Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.

fonte: http://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm / http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/dez-jogos-brincadeiras-para-educacao-infantil.htm


EQUIPE: Sara Figueirêdo, Joyce Santos, Hilária Dourado, Valda Lima, Natalia Suzarth  

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário