quinta-feira, 19 de maio de 2016

❀ Jogos, Brincadeiras e Brinquedos✿

Circuito do Desenvolvimento Psicomotor

Nos anos iniciais, o desenvolvimento da criança requer atenção, tanto na parte cognitiva quanto na motora. Os educadores podem ter como auxílio, as atividades que trabalhem corpo e a mente, como brincadeiras simples, lúdicas e interativas, que podem ser realizados no próprio espaço escolar, com os instrumentos que se tem em mãos, dentro de muitas possibilidades temos o circuito:


O circuito proporciona vários benefícios para o desenvolvimento da criança como: alto gasto calórico, bom para crianças que estão acima do peso; regulação do sono; regulação do apetite; desenvolvimento motor, e aprendizagem motora; desenvolvimento sócio afetivo; percepção e atividade corporal; noção espacial; percepção de coletividade; todos esses fatores são benefícios importantes para toda a vida.


Uma boa aula infantil é, em primeiro lugar, uma aula em que as crianças queiram participar, ou seja, o circuito contribui para todo esse processo, divertindo por meio das brincadeiras, e tornando a aula mas dinâmica, lúdica e inesquecível!

Brincando com o pé na lata:
   
      Materiais:


- 2 latas de alumínio grandes ou Baldes de plástico resistentes.
-    -Barbante ou corda (que vai variar de acordo com a altura do aluno).

     Modo de fazer:

-    1.Com o auxílio de um adulto, faça dois furos na lata:
2.Passe o Barbante formando uma alça:
3. Agora dê um nó nas duas pontas do barbante:
4. Repita este processo mais uma vez e terá 2 pés de lata:
E está pronto! Já pode experimentar e tentar apostar uma corrida com seus amigos!

Fazer o seu próprio brinquedo é algo de um valor inestimável que fará com que o aluno valorize as pequenas coisas, e se sinta capaz de ser o construtor da sua diversão, além de acionar diversas partes de desenvolvimento do seu corpo, como equilíbrio, concentração, estratégia, e é claro muita diversão!

Equipe: Dhênifa Santos
             Iraildes Rodrigues
             Mariana Valverde
             Paula Marques
             Vanessa Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário