sexta-feira, 22 de abril de 2016

Jogos & Brincadeiras





O brincar é, ainda hoje, muito banalizado na meio educacional.
Aqui e acolá dizemos ou ouvimos dizer: ‘Agora, acabou a brincadeira; vamos trabalhar’; ‘Aqui não é lugar de brincadeira’; ‘Isso não é uma brincadeira’; ‘Vocês estão brincando, mas é preciso levar isso a sério’. Essas e outras expressões não fazem jus ao conceito de brincar. Ao contrário, desqualificam-no” (LUCKESI)

As pessoas não aceitam que brincando também se aprende. E como se aprende! Em meio a ludicidade, jogos e brincadeiras podem ser criados (e adaptados) para a sala de aula, fazendo com que as crianças aprendam de uma forma leve e indireta.




Trabalhar com os jogos na sala de aula possibilita diversos objetivos, dentre eles, foram pontuados os seguintes:
  • Desenvolver a criatividade, a sociabilidade e as inteligências múltiplas;
  • Dar oportunidade para que aprenda a jogar e a participar ativamente;
  • Enriquecer o relacionamento entre os alunos;
  • Reforçar os conteúdos já aprendidos;
  • Adquirir novas habilidades;
  • Aprender a lidar com os resultados independentemente do resultado;
  • Aceitar regras;
  • Respeitar essas regras;
  • Fazer suas próprias descobertas por meio do brincar;
  • Desenvolver e enriquecer sua personalidade tornando-o mais participativo e espontâneo perante os colegas de classe;
  • Aumentar a interação e integração entre os participantes;
  • Lidar com frustrações se portando de forma sensata;
  • Proporcionar a autoconfiança e a concentração.” (Monalisa Lisboa)

Vamos mostrar alguns jogos utilizados por professores na educação infantil:

Jogos com matemática:

BATALHA- Material: baralho de cartas de ÁS a 10.- Aplicação: um dos jogadores distribui (divide) todas as cartas entre todos. Cada criança arruma sua pilha com as cartas viradas para baixo, sem olhar para as faces numeradas. Os jogadores da mesa (2, 3 ou 4) viram a carta superior da sua pilha e COMPARAM os números. Aquele que virar a carta de quantidade “maior” (número maior) pega todas para si e coloca num monte à parte. Jogar até as pilhas terminarem.- Se abrirem cartas de mesmo valor, deixar na mesa e virar as próximas do seu monte.- Vence aquele que pegar o maior número de cartas (estratégias: comparar a altura das pilhas, contar, estimar).

FORMANDO GRUPOS- Material: apito, cartazes com números escritos.- Aplicação: as crianças se espalham em um lugar amplo, até que se toque o apito. A professora mostra um cartaz com o número e as crianças deverão formar grupos com os componentes de acordo com o número dito. - Discutir: quantos conjuntos? Quantas crianças ficaram de fora?

O QUE É, O QUE É? - Material: uma sacola e os blocos lógicos (sugiro 4 peças diferentes).- Aplicação: Selecionar as peças colocadas dentro do saco e mostrar às crianças. A criança coloca a mão no saco e através do tato identificará a forma que tateou. À medida que forem retiradas do saco, perguntar quantas ainda faltam.- Variação: a professora coloca a mão, descreve e as crianças tentam adivinhar. Ex.: tem quatro lados do mesmo tamanho (quadrado).

Jogos cooperativos

VAMOS MONTAR UMA CASA? – O que tem em uma casa? O que há na sua casa? Coloque alguns brinquedos misturados de um lado da sala e um espaço para as crianças colocarem outros. Cada um deve levantar, selecionar um item e colocar na pilha ao lado o brinquedo correto de acordo com as coisas que tem em casa. O tema pode variar, como ‘o que levar para a praia?’, ‘o que podemos comprar no supermercado’, dentre outros. Os demais alunos devem ser questionados se o brinquedo escolhido está correto.

QUE ANIMAL EU SOU? – Corte figuras de animais, dobre e coloque em uma sacola. Cada aluno deve ir à frente do grupo, selecionar um papel e imitar o animal e os demais devem adivinhar. Quem responder certo primeiro ganha. O educador pode ficar ao lado dos mais tímidos e ajudar na imitação para descontrair a turma.

E jogos no computador pode? É claro! Segue um site ótimo para estimular o raciocínio das crianças





No ato do brincar, onde a criança está livre para criar, desenvolver e usar sua imaginação como principal fonte da brincadeira, é que ela aprende mais rápido. É nesse momento que a criança fica mas acessível ao conhecimento e fixa mais rápido o que lhe é ensinado.
É preciso reconhecer a importância da brincadeira para as crianças, e de como essas atividades lúdicas fazem toda a diferença.
Nos dias atuais, é comprovado que brincar é essencial para as interações sociais de crianças e adultos,e também uma forma de educar,ensinar e se desenvolver na sociedade.


Fontes:http://soloinfantil.com/educacao/jogos-para-educacao-infantil/; http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008/05/jogos-matemticos-classificao-seriao.html; http://brinquedoteca.net.br/?p=1818

Equipe: Gabriela Chagas, Gabriela Maria, Magda Santana, Milena Oliveira

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