domingo, 22 de maio de 2016

Contos, lendas, parlendas e mitologias... 

O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres, de fantasia ou acontecimentos. São aquelas historinhas que seus pais te contavam quando você ia dormir ou aquelas que você já ouviu na escola. Os contos de fada retomam os mitos universais da luta contra as forças do mal: a madrasta, o lobo, a bruxa contrapõem-se a figuras frágeis como Cinderela, Branca de neve, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho. Quando o bem vence o mal os temores infantis são apaziguados. Os contos ajudam a criança elaborar sentimentos ruins como o medo, rejeição, culpa, raiva, abandono, rivalidade entre irmãos, inferioridade, vingança  etc...



As lendas são estórias que podem misturar fatos reais e imaginários. Estes mitos são repletos de fantasias e crendices populares sobre fatos misteriosos e inexplicáveis. Como por exemplo o folclore brasileiro que é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. 

algumas lendas folclóricas: 

Boto

Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Mula-sem-cabeça

Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Saci-Pererê

O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.




As parlendas são versos com temática infantil, que são recitados em brincadeiras de roda, muito usada nas escolas por pedagogos infantis. As parlendas costumam ser cantadas  para as crianças passando ensinamentos básicos mas que são importantes de uma forma simples e divertida  e são facilmente decoradas.



http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm


EQUIPE: Sara Figueirêdo, Hilária Dourado, Natália Suzarth, Valda Lima, Joyce Santos 


Nenhum comentário:

Postar um comentário