sexta-feira, 6 de maio de 2016

Como preparar a sala para receber os pequeninos?

Os espaços escolares se revelam de grande importância no processo ensino aprendizagem e, devem representar não apenas o local onde as crianças passarão grande parte do tempo, mas um grande aliado dos educadores na aplicação de recursos pedagógicos que estimulem práticas educativas seguras e afetivas.
Espaços aconchegantes, criativos e desafiadores, mediados pela convivência com colegas e professores irão contribuir para o desenvolvimento da autonomia e interação entre as crianças.

Esses cantinhos são muito úteis e criativos, que vão fazer total diferença na hora da aula como:

Cantinho da Chamada:
Faz com que o aluno se sinta parte da turma, além de facilitar a convivência e a interação entre eles quando se aprende o nome dos demais coleguinhas de sala!

Cantinho da Leitura:


Este com certeza é um dos cantinhos mais importantes de se ter em uma sala de aula, o cantinho da leitura é um lugar onde as crianças devem se sentir a vontade e acolhidas, contendo vários livros, com diferentes histórias, para que cada um possa se identificar e se encantar com a história lida, além de proporcionar uma série de vantagens para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Cantinho da Rotina ou das Regras:
Não pode ser deixado de lado! A rotina na vida das crianças é algo de suma importância, que não deve ser utilizado apenas na sala de aula, mas sim em toda a vida cotidiana dela, pois através da rotina a criança será capaz de se habituar às tarefas, além de se sentir mais segura sabendo o que terá que fazer posteriormente. Assim como as regras, elas também são fundamentais para o bom comportamento e a boa convivência, que não precisa se restringir a sala de aula, mas podem ser levadas para a vida. 

Cantinho das Artes ou Atividades Manuais:


Este será um espaço da criança, onde ela poderá explorar, descobrir, testar, experimentar, e no final de tudo poder expor as suas artes, pendurando nas paredes, deixando o espaço com a sua carinha, e poder se sentir realmente parte daquele ambiente. Este tipo de atividade além de extremamente estimulativa é também um dos mais prazerosos e lúdicos de uma sala de aula, um lugar de brincadeiras, sonhos, imaginação e prazer.

Tenho certeza que com essas dicas a  sua sala de aula se tornará muito mais funcional, criativa e amada por qualquer aluno!

Equipe: Dhênifa Santos
             Iraildes Rodrigues
             Mariana Valverde
             Paula Marques 
             Vanessa Sousa

3 comentários: