A fotografia no mundo
infantil
Em nossa sociedade, vivenciamos a noite, o escuro e
a sombra como elementos misteriosos e sombrios. É comum também que as crianças
experimentem sensações de medo diante de ambientes sem luz. Mas, afinal, o que
é a luz? Quais as possibilidades de criação a partir dela? Como as crianças
percebem as diferentes situações luminosas? Pensar a fotografia é justamente
pensar a luz. A fotografia, aliás, nasceu como registro da luz. Neste plano de
aula, a fotografia, assim como o desenho e a fala dos alunos, são registros que
demonstram como são variadas as possibilidades de trabalhar o tema e refletir
sobre ele na escola.
http://coisasqueamamos.com/2015/07/28/fotografando-criancas/
Luz e sombra: pensando a fotografia com crianças (
Proposta de aula)
Objetivo(s)
Explorar possibilidades de criação com luz e sombra.
Tirar fotografias a partir da percepção da luz, em diferentes situações
(no escuro, com luzes coloridas e de diferentes intensidades).
Conteúdo(s) : Luz, sombra, Claro e escuro. Fotografia a partir de diferentes situações
luminosas.
Ano(s): Pré-escola
Tempo estimado: Oito
aulas.
Material necessário: Lanternas, luminária
ou projetor de luz, velas, lâmpadas coloridas ou papel celofane colorido e
máquina fotográfica. Materiais para desenho como papeis e giz de cera.
Desenvolvimento:
1º etapa.
Inicie uma exploração com as crianças sobre o que é
a luz e onde a encontramos na natureza, em casa, na escola e nos objetos
luminosos, a partir de atividades como:
- Realizar um percurso investigativo na escola, observando situações luminosas
encontradas nos diferentes ambientes. Por exemplo: escuro absoluto e
luminosidade baixa, média ou alta.
- Observar e conversar sobre como os nossos olhos e a abertura das nossas pupilas se comportam diante dessas diferentes luminosidades.
- Fazer uso criativo da luz, com o auxílio de lanternas, como iluminar partes do corpo e fazer projeções na parede e no teto, criando histórias a partir delas.
- Perceber as diferentes sensações provocadas pela cor da luz, usando lâmpadas coloridas ou lanternas cobertas com papel celofane colorido. Por exemplo: a luz vermelha traz que sensação? E a azul?.
- Observar e conversar sobre como os nossos olhos e a abertura das nossas pupilas se comportam diante dessas diferentes luminosidades.
- Fazer uso criativo da luz, com o auxílio de lanternas, como iluminar partes do corpo e fazer projeções na parede e no teto, criando histórias a partir delas.
- Perceber as diferentes sensações provocadas pela cor da luz, usando lâmpadas coloridas ou lanternas cobertas com papel celofane colorido. Por exemplo: a luz vermelha traz que sensação? E a azul?.
2ª etapa
http://www.canoncollege.com.br/dicas/ideias-criativas-para-fotografar-criancas-57
Introduza agora uma
investigação sobre o que é a sombra e como ela só existe na presença da luz.
Nesse sentido, algumas atividades possíveis são:
- Lançar mão de uma luminária ou projetor para brincar e fazer sombras na parede, usando apenas as mãos, o corpo inteiro e objetos.
- Também usando a projeção de luz, fixar um papel branco de tamanho grande em uma parede. Enquanto uma criança projeta sua sombra no papel, outra contorna essa sombra com giz de cera. A ação pode ser repetida até que todos tenham desenhado.
- Lançar mão de uma luminária ou projetor para brincar e fazer sombras na parede, usando apenas as mãos, o corpo inteiro e objetos.
- Também usando a projeção de luz, fixar um papel branco de tamanho grande em uma parede. Enquanto uma criança projeta sua sombra no papel, outra contorna essa sombra com giz de cera. A ação pode ser repetida até que todos tenham desenhado.
3ª etapa
Depois das explorações iniciais sobre luz e sombra,
é hora de ajudar as crianças a pensar sobre o quanto a percepção da luz é
importante para fazer uma fotografia.
Comece explicando que o significado da palavra foto
é luz. Logo, fotografia é um desenho ou um registro de luz, uma impressão
luminosa. Uma alternativa interessante é sugerir que a turma tire fotos no
escuro, na ausência da luz e sem o uso de flash. A partir dessa experiência,
ajude as crianças a perceber que sem luz não há fotografia.
No momento seguinte, sugira uma nova sessão
fotográfica, agora usando diferentes intensidades de luz.. Peça ainda que a
turma faça fotos iluminadas por lâmpadas coloridas ou lanternas cobertas com
celofane.
Depois dessas experimentações, observem e conversem
sobre os novos resultados e sobre o que aconteceu com as imagens captadas em
cada situação. Por fim, mais uma sessão pode ser realizada e comentada sobre os
efeitos das sombras, com fotos do corpo (iluminado em partes ou por inteiro,
projetado na parede ou no chão, de baixo para cima ou de cima para baixo, entre
outras situações).
Avaliação:
Analise os conhecimentos adquiridos pelas crianças
sobre luz, sombra e fotografia. Para tanto, é importante anotar as falas e as
descobertas que surgirem ao longo do trabalho. Peça também que a turma comente
as fotografias feitas nas diferentes atividades, relembrando o que aconteceu em
cada etapa, como e por que chegaram ao resultado obtido.
Produto final:
Organize uma exposição das fotografias e dos demais trabalhos realizados
nos encontros.
Fonte: http://rede.novaescolaclube.org.br/planos-de-aula/luz-e-sombra-pensando-fotografia-com-criancas
Colaboradoras:
Milena
Magda
Beatriz
Joice Santos
Gabriela Maria
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