Lugar de criança é na cozinha
Quem disse que cozinha não é lugar de criança? É bem
verdade que quando os pequeninos se aventuram nesse cômodo, uma coisa é certa:
Bagunça e diversão garantida. Mas nem sempre é fácil levar as crianças para
cozinhar, principalmente porque elas não têm esse costume em casa. Ai a tarefa
fica um pouco mais difícil, mas não impossível.
Para que os alunos da educação infantil possam encarar a
aula de culinária como diversão e não como dever, cabe ao professor fazer este
momento o mais agradável possível, mas também se trata de um momento de muita
concentração e disciplina.
Mãos à obra !
Objetivo:
*Desenvolver o hábito de uma alimentação
saudável, compreender a origem do alimento e seu valor nutricional.
*Compreender conteúdos e desenvolver habilidades;
*Trabalhar de formas multidisciplinares
diversos conteúdos escolares
*Elevar a auto-estima do aluno
*Trabalhar em equipe
*Transmitir a aprendizagem de sala de aula para os
familiares
*Aprender
a experimentar
E os conteúdos que
vamos trabalhar também são:
Português: Por meio das receitas e dos rótulos das embalagens, as
crianças melhoram a leitura, a capacidade de interpretação e aprimoram o
vocabulário.
Matemática: Ajuda com conceitos de soma, subtração, divisão e multiplicação e jogos de estimativa e trabalha unidades de medidas (quantidade, tempo, temperatura, massa, entre outros).
Ciências: A utilização dos mais variados ingredientes ajuda a conhecer sua origem, os estados físicos de cada um deles e a diferença entre material orgânico e não orgânico.
Geografia: Ainda em relação aos alimentos, pode-se estudar a região de onde vêm os alimentos - como o tipo de solo, clima e hidrografia.
História: Estuda-se a cultura das regiões por meio de seus hábitos alimentares.
Arte: ao modelar e imaginar novas formas de preparar os alimentos, completa e integra o trabalho.
Matemática: Ajuda com conceitos de soma, subtração, divisão e multiplicação e jogos de estimativa e trabalha unidades de medidas (quantidade, tempo, temperatura, massa, entre outros).
Ciências: A utilização dos mais variados ingredientes ajuda a conhecer sua origem, os estados físicos de cada um deles e a diferença entre material orgânico e não orgânico.
Geografia: Ainda em relação aos alimentos, pode-se estudar a região de onde vêm os alimentos - como o tipo de solo, clima e hidrografia.
História: Estuda-se a cultura das regiões por meio de seus hábitos alimentares.
Arte: ao modelar e imaginar novas formas de preparar os alimentos, completa e integra o trabalho.
Colaboradoras:
Milena
Magda
Beatriz
Joice Santos
Gabriela Maria
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