domingo, 22 de maio de 2016

Contos, lendas, parlendas e mitologias... 

O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres, de fantasia ou acontecimentos. São aquelas historinhas que seus pais te contavam quando você ia dormir ou aquelas que você já ouviu na escola. Os contos de fada retomam os mitos universais da luta contra as forças do mal: a madrasta, o lobo, a bruxa contrapõem-se a figuras frágeis como Cinderela, Branca de neve, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho. Quando o bem vence o mal os temores infantis são apaziguados. Os contos ajudam a criança elaborar sentimentos ruins como o medo, rejeição, culpa, raiva, abandono, rivalidade entre irmãos, inferioridade, vingança  etc...



As lendas são estórias que podem misturar fatos reais e imaginários. Estes mitos são repletos de fantasias e crendices populares sobre fatos misteriosos e inexplicáveis. Como por exemplo o folclore brasileiro que é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. 

algumas lendas folclóricas: 

Boto

Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida. Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto.

Mula-sem-cabeça

Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.

Saci-Pererê

O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.




As parlendas são versos com temática infantil, que são recitados em brincadeiras de roda, muito usada nas escolas por pedagogos infantis. As parlendas costumam ser cantadas  para as crianças passando ensinamentos básicos mas que são importantes de uma forma simples e divertida  e são facilmente decoradas.



http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm


EQUIPE: Sara Figueirêdo, Hilária Dourado, Natália Suzarth, Valda Lima, Joyce Santos 


sábado, 21 de maio de 2016

Contos e Mitologia...

Muitas vezes os pequenos pedem que contemos historinhas para dormir, ou até mesmo que compremos livros de historinhas para alimentar suas fantasias.
Mas muitas vezes nós não sabemos de onde elas vêm ou mesmo sabemos classifica-las. Então vamos ver!


                                                              http://jehjeh.com/wp-content/uploads/2012/06/Capa7.jpg

conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres, de fantasia ou acontecimentos. são histórias inventadas por alguém. Como:
Pinóquio
A bela e a fera
A lebre e a tartaruga
A raposa e as uvas
O patinho feio
Os três porquinhos
Rapunzel

Entre muitas outras historias que os pequenos adoram. E muitos adultos também.

Ah, sabiam que o unicórnio é um ser mitológico?
Sim, esse ser que as crianças tanto fantasiam é uma mitologia.
Mitologia é a história de personagens sobrenaturais.
E o unicórnio é um animal mitológico que tem a forma de um cavalo, geralmente branco, com um único chifre em espiral.

                https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4DRys8_v6mY9De9iEX9tG-GBsY44AVWHi4U6Q8eydIe7sDxj19EP57CtwsIoy4gFhxfj7XPSoNrGtxF2cYNu-f_FNx1hDU5HBUIpOYIobupRaTFDTr68uiAt9HiNAK4GVCLyIESsQ5dNv/s1600/unicorn3.jpg

Sua imagem está associada à pureza e à força.
Como símbolo extraordinário de excelência, diz a lenda que o primeiro Unicórnio chegou na Terra embrulhado em uma nuvem. Desceu com suavidade dos céus aos campos infantis da Terra. 
Que mitologia mais linda! 
Fica a dica e a curiosidade! 

                                   http://super.abril.com.br/sites/super-interessante/files/core/Unicornio.jpeg


Componentes: Denise de Brito
                      Hannah Almada
                      Joelma Barroso
                      Marilene Souza
                      Sara Barros





quinta-feira, 19 de maio de 2016

❀ Jogos, Brincadeiras e Brinquedos✿

Circuito do Desenvolvimento Psicomotor

Nos anos iniciais, o desenvolvimento da criança requer atenção, tanto na parte cognitiva quanto na motora. Os educadores podem ter como auxílio, as atividades que trabalhem corpo e a mente, como brincadeiras simples, lúdicas e interativas, que podem ser realizados no próprio espaço escolar, com os instrumentos que se tem em mãos, dentro de muitas possibilidades temos o circuito:


O circuito proporciona vários benefícios para o desenvolvimento da criança como: alto gasto calórico, bom para crianças que estão acima do peso; regulação do sono; regulação do apetite; desenvolvimento motor, e aprendizagem motora; desenvolvimento sócio afetivo; percepção e atividade corporal; noção espacial; percepção de coletividade; todos esses fatores são benefícios importantes para toda a vida.


Uma boa aula infantil é, em primeiro lugar, uma aula em que as crianças queiram participar, ou seja, o circuito contribui para todo esse processo, divertindo por meio das brincadeiras, e tornando a aula mas dinâmica, lúdica e inesquecível!

Brincando com o pé na lata:
   
      Materiais:


- 2 latas de alumínio grandes ou Baldes de plástico resistentes.
-    -Barbante ou corda (que vai variar de acordo com a altura do aluno).

     Modo de fazer:

-    1.Com o auxílio de um adulto, faça dois furos na lata:
2.Passe o Barbante formando uma alça:
3. Agora dê um nó nas duas pontas do barbante:
4. Repita este processo mais uma vez e terá 2 pés de lata:
E está pronto! Já pode experimentar e tentar apostar uma corrida com seus amigos!

Fazer o seu próprio brinquedo é algo de um valor inestimável que fará com que o aluno valorize as pequenas coisas, e se sinta capaz de ser o construtor da sua diversão, além de acionar diversas partes de desenvolvimento do seu corpo, como equilíbrio, concentração, estratégia, e é claro muita diversão!

Equipe: Dhênifa Santos
             Iraildes Rodrigues
             Mariana Valverde
             Paula Marques
             Vanessa Sousa

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Filmes, livros e artigos

                                                                FILMES


Toda criança gosta de filme ou a maioria. É uma diversão,e esse momento de descontração que também pode lhe promover além do prazer, conhecimento.Filmes infantis trazem uma variedade de valores que podem ser abordados na sala de aula. O papel do educador nesse momento é fundamental,  pois a criança não está preparada para receber, refletir e avaliar todas as informações que lhes são passadas, então cabe ao professor ensiná-la e não moldá-la.



Wall-e (2008 – Pixar Animation Studios) Neste filme, o pequeno e solitário robô Wall-e tem a função de compactar o lixo do planeta. Enquanto isso, os humanos vivem com todo o conforto em uma estação espacial. Eles precisaram abandonar a Terra depois que ela se tornou poluída demais e infértil para o plantio de alimentos. O longa-metragem da Pixar alerta para a necessidade de cuidarmos bem do meio ambiente a fim de deixarmos um planeta saudável para as gerações futuras. Também alerta para os perigos do sedentarismo e da hiperconectividade – em sua estação espacial, os humanos passam a andar em carrinhos flutuantes e a se relacionarem apenas com a tecnologia tornando-se obesos e apáticos.


Shrek (2001 – DreamWorks Animation) Este é o outro filme que traz a jornada do anti-herói, porém em seu sentido mais puro. Shrek é um ogro que vive sozinho em seu pântano quando de repente vários personagens dos contos de fada pedem a sua ajuda para se livrar do Lorde Farquaad, que os expulsou de suas casas. A contragosto, Shrek sai da tranquilidade de seu lar para fazer um acordo com o Lorde Farquaad em que todos os personagens poderiam voltar para suas casas depois que resgatasse uma princesa das mãos de um dragão. O ogro então prova que, apesar de sua aparência, tem um bom coração e, de monstro, se transforma em herói 

LIVROS


                                      
É fundamental reconhecer a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância.

EXEMPLOS DE LIVROS EDUCATIVOS:

                                                     
As crianças desse livro são tão diferentes umas das outras quanto o dia é da noite. E quer saber? Elas adoram ser assim. Há aquelas que gostam de usar aparelho nos dentes porque o sorriso fica super brilhante! Outras gostam de seus óculos, pois dão um ar inteligente… E muitas não trocariam seus pés grandes por pezinhos de bailarina! Esse livro encantador traz surpresas em cada página: texturas, abas que se abrem, ilustrações que se movimentam…E, mais do que isso: mostra para a garotada que ser diferente é o que torna cada pessoa tão especial!


“Cadê o Meu Ursinho?”  é um livro que pode ajudar a lidar com o pavor e ansiedade. Nesse volume ilustrado recomendado para crianças acima de dois anos, Toninho, herói da história, perde seu ursinho. Para encontrá-lo entra em uma escura floresta cheia de figuras assustadora e aprende muito sobre o seu próprio medo. 


O Sapo encontrou na floresta um ursinho de pelúcia. O ursinho aprendeu a falar, a brincar, e se tornou Urso de verdade. Depois ele se foi. Mas logo voltou, sabendo que cada um pertence ao lugar onde estão seus amigos. Livro que ensina a criança a lidar melhor com suas frustrações, com o não e a perdas.
EQUIPE: Sara Figueirêdo, Hilária Dourado, Natália Suzarth, Valda Lima, Joyce Santos 


terça-feira, 10 de maio de 2016

Fotografia e Música

Fotografia


A fotografia estimula a sensibilidade e influência na imaginação de cada observador!
A leitura da imagem ajudará o aluno a estabelecer uma relação da foto com o mundo. O professor pode estimular os alunos a ter sensações especificas. 
Por exemplo, mostrar fotos antigas e atuais e perguntar a eles o que percebem ou compreendem das fotos observadas, tornará a aula interessante


A de cima, mostra-nos Salvador do principio do século passado.  A de baixo, a Salvador de hoje. Ambas do mesmo ângulo.


As fotos também estão sendo utilizadas para registrar as atividades realizadas em salas de aula e muitas escolas já disponibilizam aos pais as mesmas, para que possam acompanhar o dia-a-dia dos seus pequeninos através dos blogs (sempre com autorização prévia dos pais ou responsáveis para o uso da imagem das crianças). 




Música

Música para aprender e se divertir

A iniciação musical na Educação Infantil e nas séries iniciais do Fundamental estimula áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Além, é claro, de ser um grande barato!

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/musica-aprender-se-divertir-422851.shtml 


 

Platão dizia que “a música é um instrumento educacional mais potente do que qualquer outro”.  A música é reconhecida como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.

Então fica a reflexão para pais de inserir a música no seu dia-a-dia e principalmente para os educadores de incluírem no planejamento de aula!

Vamos ouvir música!!!!! 



Equipe:    Ana Carla Rodrigues
               Andréia  Oliveira
              Érica  Vanessa Santos
              Jeane Nascimento   
   

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Como preparar a sala para receber os pequeninos?

Os espaços escolares se revelam de grande importância no processo ensino aprendizagem e, devem representar não apenas o local onde as crianças passarão grande parte do tempo, mas um grande aliado dos educadores na aplicação de recursos pedagógicos que estimulem práticas educativas seguras e afetivas.
Espaços aconchegantes, criativos e desafiadores, mediados pela convivência com colegas e professores irão contribuir para o desenvolvimento da autonomia e interação entre as crianças.

Esses cantinhos são muito úteis e criativos, que vão fazer total diferença na hora da aula como:

Cantinho da Chamada:
Faz com que o aluno se sinta parte da turma, além de facilitar a convivência e a interação entre eles quando se aprende o nome dos demais coleguinhas de sala!

Cantinho da Leitura:


Este com certeza é um dos cantinhos mais importantes de se ter em uma sala de aula, o cantinho da leitura é um lugar onde as crianças devem se sentir a vontade e acolhidas, contendo vários livros, com diferentes histórias, para que cada um possa se identificar e se encantar com a história lida, além de proporcionar uma série de vantagens para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Cantinho da Rotina ou das Regras:
Não pode ser deixado de lado! A rotina na vida das crianças é algo de suma importância, que não deve ser utilizado apenas na sala de aula, mas sim em toda a vida cotidiana dela, pois através da rotina a criança será capaz de se habituar às tarefas, além de se sentir mais segura sabendo o que terá que fazer posteriormente. Assim como as regras, elas também são fundamentais para o bom comportamento e a boa convivência, que não precisa se restringir a sala de aula, mas podem ser levadas para a vida. 

Cantinho das Artes ou Atividades Manuais:


Este será um espaço da criança, onde ela poderá explorar, descobrir, testar, experimentar, e no final de tudo poder expor as suas artes, pendurando nas paredes, deixando o espaço com a sua carinha, e poder se sentir realmente parte daquele ambiente. Este tipo de atividade além de extremamente estimulativa é também um dos mais prazerosos e lúdicos de uma sala de aula, um lugar de brincadeiras, sonhos, imaginação e prazer.

Tenho certeza que com essas dicas a  sua sala de aula se tornará muito mais funcional, criativa e amada por qualquer aluno!

Equipe: Dhênifa Santos
             Iraildes Rodrigues
             Mariana Valverde
             Paula Marques 
             Vanessa Sousa

LIVROS


http://netcult.com.br/portal/wp-content/uploads/2015/03/livro.jpg
http://static-q.blogo.it/dasmariasblog/1/139/livros-pedagogicos-para-bebes.jpg
http://static.tumblr.com/cc957b631088708a72c4772872c5952f/qeze9dc/iq9nzzipj/tumblr_static_3q0edeqcklescsg8wg4k84gk8.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZg0V_o2Vy18IvqQff14_oofl5bDYzk3uUyPL6c0uwakFPl3ew3rmf5RoxeUsld2iIHwPyRkDzfzOii0EVhgkis6wZa9SMXV4xkWINbTS5W2-KI4Lv2F_vi_CAygfu8tsYiLhaDALgvEo/s1600/LER+%25C3%2589+BOM+DEMAIS.jpg
https://palavroeiro.files.wordpress.com/2011/10/diadeler.png





Desde cedo podemos perceber a curiosidade das crianças com o livro, descobrir todas aquelas folhas e cores, os desenhos, pegar e cheirar... APRENDER! Um livro é capaz de ir além de suas folhas escritas, pode despertar todo um novo mundo de imaginação. 

Um livro pode ensinar muito, mesmo na maioria das vezes sendo usado na intenção de entreter os pequenos, mas se prestarmos atenção podemos ver que eles aprendem muito, de uma forma deliciosa e espontânea. 

Então, podemos estimular as crianças a gostarem de livros desde bem novinhos, sem precisar necessariamente saber ler, basta deixar ela descobrir, ou mesmo ouvir que um adulto leia para ela enquanto ela vê todas aqueles desenhos incríveis.


http://www.extra-imagens.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=45814522
https://www.alobebe.com.br/imagens/livro-quebra-cabeca.8983.super4.jpg
http://images.livrariasaraiva.com.br/imagemnet/imagem.aspx/?pro_id=7215904&qld=90&l=370&a=-1
http://www.newsvideolivraria.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/r/a/
rapunzel_quebra_cabeca.jpg
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/branca-de-neve-livro-quebra-cabeca-623601-MLB20345498142_072015-F.jpg






Essa sugestão de livros com quebra-cabeça é um excelente motivo para dar um livro a uma criança. Histórias que todos gostam de uma forma dinâmica, enquanto a criança ouve a historia tenta encaixar as peças montando aquilo que acabou de ouvir, aprendendo e desenvolvendo sentidos, memória, percepção... Quem não quer montar o Pinóquio ou a Cinderela? Eles querem!
Livro também é para brincar como livro é para aprender! 


Componentes: Denise de Brito
                        Hannah Almada
                        Joelma Barroso
                        Marilene Souza
                        Sara Barros

terça-feira, 3 de maio de 2016

Contos, Lendas, Parlendas e Mitologias

 O Folclore Brasileiro através das Lendas 

Em sua origem inglesa, informa o dicionário Houaiss, a palavra folclore significa o ato de ensinar (lore) um conjunto de costumes, lendas e manifestações artísticas do povo (folk) preservados pela tradição oral. Essa definição é um tanto redutora se levarmos em consideração o fato de que toda manifestação cultural é influenciada pelo contexto de quem a produz e que esse contexto, por sua vez, está em constante mudança. Sendo assim, o conceito de folclore é muito mais dinâmico do que parece: envolve diversas vertentes da cultura popular (música, dança, relatos orais etc.) e continua sendo produzido até hoje.
 Ele pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são histórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Abaixo estão algumas das principais lendas regionais.






A abordagem na Pedagogia

Educação Infantil
Para aproximar o folclore da realidade dos alunos na Educação Infantil, os educadores podem inserir nos planos de aula brincadeiras e cantigas de roda (como ponto de partida e não como abordagem exclusiva). Além de estimular o movimento, algo fundamental nessa etária, elas ajudam as crianças a desenvolver a fala. Batucar e dançar ritmos regionais, por exemplo, faz os pequenos entrarem em contato com manifestações artísticas locais, que são expressões de sua cultura.


https://www.youtube.com/watch?v=IofLxknQDYY


Ensino Fundamental 1
Não faz muito sentido para um aluno do Sudeste brasileiro, por exemplo, entrar em contato com mitos e lendas da Amazônia se ele ainda não conseguiu entender a noção de folclore. É com base no levantamento de exemplos de situações mais próximas da realidade dos estudantes que o professor consegue perceber quando introduzir os aspectos que fazem parte da cultura de outras regiões do país - que ele não pratica, mas que podem ser melhor entendidos por meio dessa análise que parte dos elementos mais conhecidos e segue para outros mais distantes. Para um aluno pernambucano, por exemplo, entender as origens do carnaval de Olinda e aprender mais sobre os festejos locais pode ajudar na identificação de diferenças e semelhanças na celebração da festa no restante do Brasil.

http://emimigra.blogspot.com.br/2010/08/projeto-as-lendas-do-folclore.html



Dica- Para saber mais, visite o site: http://sitededicas.ne10.uol.com.br/cfolc.htm

Fontes: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm; http://revistaescola.abril.com.br/formacao/jeito-certo-trabalhar-folclore-635351.shtml

Equipe: Beatriz Guimarães, Gabriela Chagas, Gabriela Maria, Magda Santana, Milena Oliveira

segunda-feira, 2 de maio de 2016

JOGOS, BRINCADEIRAS E ESPORTE     

Todos nós sabemos o quanto a palavra brincar é mal usada no nosso cotidiano, sempre colocada como algo sem importância, como dizem: "coisa de criança". 
Brincar é uma importante forma de comunicação e ajuda no desenvolvimento  da criança, sendo assim é fundamental compreender o universo lucido, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimento. O esporte infantil é uma forma de organizar a atividade física, que possui regras e benefícios específicos para criança. O esporte tem a mesma importância dos jogos e brincadeiras, não só apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social da criança. 

DICAS DE JOGOS E BRINCADEIRAS EDUCATIVAS:

Toca do Coelho: Dispor bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal do professor, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.
De onde vem o cheiro? A professora irá passar perfume em um paninho e o esconderá na sala, num lugar fácil, onde os alunos deverão descobrir de onde vem o cheiro.
 Pneus: Esses podem ser usados para várias brincadeiras, como pular dentro e fora, se equilibrar andando sobre a parte de sua lateral ou ainda quem consegue rolar o pneu de um determinado lugar até outro sem deixá-lo cair.
Que som é esse?: Com faixas de tnt preto, vendar os olhos dos alunos e fazer diferentes barulhos usando instrumentos musicais, latas, brinquedos, etc., a fim de que as crianças identifiquem os mesmos.
Caixa Surpresa: Com uma caixa de papelão encapada, o professor irá mandar para a casa de um aluno a fim de que os pais enviem algum material que possa ser descoberto pelas crianças. O professor vai fazendo descrições do material, até que as crianças descubram o que é.
Pega-Pega Diferente: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com lenços ou fitas de cores diferentes. Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.

fonte: http://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm / http://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/dez-jogos-brincadeiras-para-educacao-infantil.htm


EQUIPE: Sara Figueirêdo, Joyce Santos, Hilária Dourado, Valda Lima, Natalia Suzarth