O
brincar é, ainda hoje, muito banalizado na meio educacional.
“Aqui
e acolá dizemos ou ouvimos dizer: ‘Agora, acabou a brincadeira;
vamos trabalhar’; ‘Aqui não é lugar de brincadeira’; ‘Isso
não é uma brincadeira’; ‘Vocês estão brincando, mas é
preciso levar isso a sério’. Essas e outras expressões não fazem
jus ao conceito de brincar. Ao contrário, desqualificam-no”
(LUCKESI)
As
pessoas não aceitam que brincando também se aprende. E como se
aprende! Em meio a ludicidade, jogos e brincadeiras podem ser criados
(e adaptados) para a sala de aula, fazendo com que as crianças
aprendam de uma forma leve e indireta.
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“Trabalhar
com os jogos na sala de aula possibilita diversos objetivos, dentre
eles, foram pontuados os seguintes:
-
Desenvolver a criatividade, a sociabilidade e as inteligências múltiplas;
-
Dar oportunidade para que aprenda a jogar e a participar ativamente;
-
Enriquecer o relacionamento entre os alunos;
-
Reforçar os conteúdos já aprendidos;
-
Adquirir novas habilidades;
-
Aprender a lidar com os resultados independentemente do resultado;
-
Aceitar regras;
-
Respeitar essas regras;
-
Fazer suas próprias descobertas por meio do brincar;
-
Desenvolver e enriquecer sua personalidade tornando-o mais participativo e espontâneo perante os colegas de classe;
-
Aumentar a interação e integração entre os participantes;
-
Lidar com frustrações se portando de forma sensata;
-
Proporcionar a autoconfiança e a concentração.” (Monalisa Lisboa)
Vamos mostrar alguns jogos
utilizados por professores na educação infantil:
Jogos com matemática:
BATALHA-
Material: baralho de cartas de ÁS a 10.- Aplicação: um dos
jogadores distribui (divide) todas as cartas entre todos. Cada
criança arruma sua pilha com as cartas viradas para baixo, sem olhar
para as faces numeradas. Os jogadores da mesa (2, 3 ou 4) viram a
carta superior da sua pilha e COMPARAM os números. Aquele que virar
a carta de quantidade “maior” (número maior) pega todas para si
e coloca num monte à parte. Jogar até as pilhas terminarem.- Se
abrirem cartas de mesmo valor, deixar na mesa e virar as próximas do
seu monte.- Vence aquele que pegar o maior número de cartas
(estratégias: comparar a altura das pilhas, contar, estimar).
FORMANDO
GRUPOS-
Material: apito, cartazes com números escritos.- Aplicação: as
crianças se espalham em um lugar amplo, até que se toque o apito. A
professora mostra um cartaz com o número e as crianças deverão
formar grupos com os componentes de acordo com o número dito. -
Discutir: quantos conjuntos? Quantas crianças ficaram de fora?
O
QUE É, O QUE É? -
Material: uma sacola e os blocos lógicos (sugiro 4 peças
diferentes).- Aplicação: Selecionar as peças colocadas dentro do
saco e mostrar às crianças. A criança coloca a mão no saco e
através do tato identificará a forma que tateou. À medida que
forem retiradas do saco, perguntar quantas ainda faltam.- Variação:
a professora coloca a mão, descreve e as crianças tentam adivinhar.
Ex.: tem quatro lados do mesmo tamanho (quadrado).
Jogos cooperativos
VAMOS MONTAR UMA CASA? – O que tem em uma casa? O que há na sua casa?
Coloque alguns brinquedos misturados de um lado da sala e um espaço
para as crianças colocarem outros. Cada um deve levantar, selecionar
um item e colocar na pilha ao lado o brinquedo correto de acordo com
as coisas que tem em casa. O tema pode variar, como ‘o que levar
para a praia?’, ‘o que podemos comprar no supermercado’, dentre
outros. Os demais alunos devem ser questionados se o brinquedo
escolhido está correto.
QUE ANIMAL EU SOU? – Corte figuras de animais, dobre e coloque em uma
sacola. Cada aluno deve ir à frente do grupo, selecionar um papel
e imitar o animal e os demais devem adivinhar. Quem responder certo
primeiro ganha. O educador pode ficar ao lado dos mais tímidos e
ajudar na imitação para descontrair a turma.
E jogos
no computador pode? É claro! Segue um site ótimo para estimular o
raciocínio das crianças
|
No
ato do brincar, onde a criança está livre para criar, desenvolver
e usar sua imaginação como principal fonte da brincadeira, é que
ela aprende mais rápido. É nesse momento que a criança fica mas
acessível ao conhecimento e fixa mais rápido o que lhe é ensinado.
É
preciso reconhecer a importância da brincadeira para as crianças, e
de como essas atividades lúdicas fazem toda a diferença.
Nos
dias atuais, é comprovado que brincar é essencial para as
interações sociais de crianças e adultos,e também uma forma de
educar,ensinar e se desenvolver na sociedade.
Fontes:http://soloinfantil.com/educacao/jogos-para-educacao-infantil/; http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/2008/05/jogos-matemticos-classificao-seriao.html; http://brinquedoteca.net.br/?p=1818
Equipe: Gabriela Chagas, Gabriela Maria, Magda Santana, Milena Oliveira
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