sexta-feira, 1 de abril de 2016

"É bom ser diferente sendo você mesmo"

O filme O primeiro aluno da classe de 2008, conta a história de um portador da síndrome de Tourette, que é um distúrbio do sistema nervoso caracterizado por movimentos repetitivos ou sons involuntários que está presente em mais de 150 mil pessoas no Brasil.
Brad Cohen é vivido no cinema por James Wolk que começou com uma infância complicada porque aos seis anos de idade começou a apresentar as características da síndrome, até então vista, principalmente pelo pai, como rebeldia. Na escola sofria preconceito tanto dos professores quanto dos alunos, a ponto de ser expulso de duas escolas. Foi a insistência de sua mãe que levou a descobri o que ele verdadeiramente tinha, através da busca em livros antigos.
http://es.slideshare.net/dulcev/sndrome-de-tourette-33171128

Após uma experiência de aceitação da síndrome em uma escola, ele reconhece o papel do educador na vida das pessoas, o que influencia a ser professor.
Já adulto, Brad vai em busca do sonho de ser professor fazendo várias entrevistas, mas sempre encontrando obstáculos por conta da deficiência. Quando finalmente ele encontra uma escola que aplica na sua prática uma pedagogia inclusiva, que se preocupa mais com a capacidade profissional do que com a aparência.
Por tudo que já passou, recebeu o reconhecimento pelas suas aulas lúdicas e diferenciadas, mostrando que é possível não deixar nada atrapalhar o seu sonho.

Dica: 1- Sem dúvida um filme inspirador, que nos leva a muitas reflexões, particularmente para a área de educação. 2- É possível assistir o filme completo (e dublado) pelo youtube.





Curiosidade: Dois ícones que tiveram/tem a Tourette

Mozart
David Beckham















Equipe: Gabriela Chagas, Gabriela Maria, Magda Santana, Milena Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário