Aulas e Ambientes
Quando pensamos em aulas
e ambientes, nos vem varias coisas na cabeça como um quadro branco, pincel atômico,
paredes em tons neutros, cadeiras alinhadas... E claro, não pode faltar um
professor na frente da turma falando sem parar.
Mas muitos esquecem de
que o ambiente é importante para o processo de aprendizagem...
"A sala é a primeira concretização do planejamento docente, pois
representa o lugar de aprendizado e socialização" Dayse Gonçalves,
orientadora pedagógica da Escola Carlitos, São Paulo.
Pensando nisso... Temos
uma palavra mágica chamada ludicidade, que entra em ação e transforma ambientes
desfavoráveis em locais de pleno conforto e agradáveis. Assim, estimulando não
somente a presença constante dos alunos como também a sua criatividade e
participação.
Que tal um ambiente de
aprendizagem assim:
https://br.pinterest.com/pin/175710822938566580/
Incrível aprender assim.
Também podemos usar toda essa criatividade dentro de casa, sem deixar de
brincar, aprender e produzir ao mesmo tempo. Dando independência a criança, assim
ela produz algo com sua criatividade.
Sensacional também!
Mas agora vamos pensar
em outra coisa... Que tal trazer um ambiente assim, bem criativo, pratico,
otimizado e colorido para a área externa? Sim, isso mesmo, fora das paredes.
Aprender sentado na grama, brincando, mexendo com terra...
Incrível também! Basta
apenas se organizar e colocar essa criatividade em prática. Deixando um
ambiente mais saudável e propício a uma maior absorção de conhecimentos. Afinal,
a criança precisa de tempo e espaços livres.
Isso não deve ser feito
apenas com crianças em contexto escolar curricular. Adultos também precisam
espairecer, aprender, absorver o clima que o ambiente pode proporcionar.
Tornando práticas mais prazerosas e proveitosas.
Todos gostam dessa ideia
de mudar, inovar...
Dessa maneira, quando
pensamos em aulas e ambientes, podemos pensar em algo dinâmico, divertido e
produtivo.
Componentes: Denise de Brito
Hannah
Almada
Joelma Barroso
Marilene Souza
Sara Barros
Sara Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário