domingo, 5 de junho de 2016


Filmes, livros e artigos

FILMES

A maioria das crianças hoje, tem acesso aos filmes infantis e gostam desse tipo de lazer. É interessante que esse momento de descontração também possa lhe promover além do prazer, conhecimento.

Entendemos a presença dos filmes como forma de estimular, nas crianças, a observação, a capacidade de julgamento, sensibilidade, experiência estética, bem como articular espaços de discussão e interpretação com professores e com crianças na escola.      


Os filmes infantis também contribuem muito para o enriquecimento do intelecto, pois permite as crianças aprenderem a escutar, distinguir palavras e termos utilizados, comunicar sobre as diversas situações vividas pelo personagem da história, relacionar as vivências familiares com as apresentada no filme, dialogar sobre os filmes, comparando vivências, de forma a chegar a conclusões positivas, conseguir compartilhar comportamentos (informar, compartilhar, entusiasmar, repartir sucessos, cooperar), fazer uma reflexão analítica, apontando questionamentos, esclarecendo dúvidas e formulando novas ideias.


Estão faltando heroínas mais realistas e complexas para mostrar à sua filha? Calma, antes de Elsa, veio Merida. A heroína de “Valente” não quer se casar, é muito próxima da mãe e também faz escolhas horríveis, como qualquer pessoa. Além de mostrar uma garota forte e independente, o filme ainda trabalha a relação entre pais e filhos e ensina as crianças a assumirem responsabilidade pelos próprios erros. Classificação: Livre.

O BOM DINOSSAURO


O filme traz a história onde humanos e dinossauros, que são maioria no mundo, passam a conviver e mostra a amizade de Arlo, um jovem dinossauro da espécie apatossauro, com um menino humano, chamado Spot, que acaba protegendo e ensinando algumas coisas ao atrapalhado, e um tanto medroso, dinossauro. Esse filme trata de modo majestoso o conceito de amizade, medo e superação de uma forma tão peculiar que nos toca como se nos identificássemos imediatamente com as metáforas propostas.


Pesquisas do mundo todo mostram que a criança que lê e tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral.
A leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita. A proximidade com o mundo da escrita, por sua vez, facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas, já que o principal suporte para o aprendizado na escola é o livro didático. Ler também é importante porque ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Exemplos de livros:

O cabelo de Cora


Quanto o assunto aparência surge na roda de meninos e meninas é sinal que em pouco tempo uma opinião inocente pode virar uma crítica implacável como só as crianças sabem fazer. Peso, altura, e um simples penteado fora do padrão podem causar problemas se a criança não possuir a autoestima de Cora.
Cora é uma menina como as outras, que ama ir à escola e é bastante orgulhosa do seu cabelo. Ele não é liso como o das outras meninas. É crespo como o de sua Tia Vilma e sua avó.
Mas talvez O cabelo de Cora não pareça tão belo para suas colegas e ela pode precisar de um empurrãozinho para aprender a amá-lo de novo e a dizer para todo mundo o quanto ele é bonito do jeito que ele é. Cora descobre que seu cabelo é a sua marca. Ela tem cabelo crespo. Você tem cabelo liso. Divirta-se com a história de Cora e faça de sua diferença sua exclusividade.

A alegre vovó Guida que é um bocado distraída


Vovó Guida é uma avó distraída e bem-humorada que vive trocando a função das coisas. O texto é engraçado, em versos curtos.Neste livro, recheado com a divertida poesia de Tatiana Belinky e as engraçadas ilustrações de Ana Terra, conheça essa carismática vovó que só não se esquece de uma coisa: conquistar a todos com seu jeitinho todo atrapalhado.



  •       Clique nos links abaixo e veja essas duas historinhas (O cabelo de Cora e A alegre vovó Guida que é um bocado distraída) contadas por Fafá, uma atriz e contadora de histórias.




FONTES:




Colaboradora:

Beatriz Guimarães




Nenhum comentário:

Postar um comentário